Goteira é um problema enorme em qualquer situação. Para evitar dor de cabeça, é essencial investir em produtos de qualidade a fim de garantir uma cobertura sem goteira. Por isso, confira os pontos mais suscetíveis a goteira em um telhado e quais soluções ajudarão a evitar essa patologia.

Goteira é um problema enorme em qualquer situação. Afinal, ninguém quer colocar em risco o faturamento e a segurança do negócio porque uma infiltração apareceu no galpão. Para evitar dor de cabeça, é essencial investir em produtos de qualidade a fim de garantir uma cobertura sem goteira.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as soluções que você precisa conhecer para ter um telhado metálico estanque, durável e livre de corrosões. Continue a leitura!

Por que investir em um sistema para a cobertura metálica

Imagine a seguinte situação: você está em processo de construção de um novo galpão e, para evitar problemas, investe nas melhores telhas e nos profissionais mais capacitados para executar o projeto da cobertura. Mesmo assim, após alguns meses, lá está uma goteira, colocando em risco mercadorias estocadas e maquinários valiosos. Além de prejuízos com retrabalho, você amargará uma enorme decepção e um sentimento de que algo mais poderia ter sido feito para evitar as dores de cabeça.

Situação horrível, não é mesmo? Para evitar passar por isso é preciso entender que a cobertura metálica não é apenas telhas, mas, sim, um sistema com detalhes que exigem muita atenção. Ou seja, é impossível ter uma cobertura sem goteira se ela for composta por produtos inadequados ou de baixa qualidade. Desta forma, é ideal prestar atenção nos acessórios que farão parte deste projeto e investir nos produtos que apresentam um melhor custo-benefício.

Abaixo, detalhamos que pontos estão mais suscetíveis a problemas em um telhado metálico, além de soluções recomendadas para garantir a maior vida útil e estanqueidade que a sua cobertura merece. Continue a leitura e garanta uma cobertura sem goteira!

Escolha com cuidado os parafusos para fixação e costura

Quem pensa que parafuso é tudo igual e nem pesquisa o melhor item na hora de escolher, está colocando em risco toda a cobertura metálica. Isso porque o fixador pode ser uma porta de entrada para inúmeros problemas, quando não escolhido com atenção e cuidado. Aliás, é extremamente comum vermos uma corrosão iniciar no fixador e espalhar-se para todo o telhado.

Dessa forma, fique atento ao ambiente de aplicação do parafuso, afinal as agressões que o parafuso sofrerá em um ambiente industrial são diferentes das sofridas em uma localidade rural, por exemplo. Neste caso, escolher corretamente o revestimento do item é essencial para evitar corrosões e outros problemas sérios.

Também analise o desempenho do parafuso em suas quatro principais funções, que são furar, fixar, vedar e, como já dito, resistir a intempéries. Aqui no nosso blog temos um artigo somente sobre este assunto, você pode ler clicando aqui.

E, por último, lembre-se que cada projeto é único e a especificação de quantos fixadores usar deve ser respeitada, assim como o local de aplicação do parafuso na telha. Os fixadores Hard, por exemplo, podem ser aplicados na onda baixa da telha singela sem colocar em risco a estanqueidade da cobertura – lembrando que em telhas termoacústicas ou sanduíches, a recomendação é instalar na onda alta. Para os dois casos, a Hard tem os parafusos com as medidas adequadas.

Invista na vedação da sua cobertura

Responda rápido: qual o local da cobertura onde surge mais goteiras? Alguns vão responder que é no parafuso, outros nas sobreposições de telhas e terá quem apostará em locais como rufos e calhas. Sabe o que todas essas respostas têm em comum? Todas são interferências no telhado. A verdade é que quanto mais interferências, maior a chance de infiltrações. Por esta razão, é extremamente importante investir na vedação desses locais com produtos de qualidade.

As sobreposições de telhas precisam de uma solução como a Fita Tacky-Tape®. Instalada entre as telhas (como mostra a foto ao lado), esse produto age literalmente como uma barreira física contra a água, impedindo o empoçamento entre as chapas em casos de chuva com vento ou por causa do efeito de capilaridade, comum em telhados com baixa inclinação. Por ser permanentemente flexível, oferece um tempo de vedação muito maior.

Já para a vedação das calhas e rufos, que tal usar o Selante MS 435 Telhado? Com a maior durabilidade do mercado, esta solução apresenta excelente resistência ao tempo e clima, além de aderência em concreto e metal, sendo um dos únicos produtos a aderir no galvalume. Clique aqui e assista ao vídeo em que mostramos a aplicação deste selante no telhado de uma empresa que sofria com as infiltrações.

Proteja as passagens de tubulações

Como já exposto neste artigo anteriormente, qualquer interferência na cobertura aumenta as chances do surgimento de goteiras. Desta forma, passagens de dutos e chaminés exigem uma solução para prevenir as infiltrações.

Para estes casos, o ideal é o uso da Flange Master Flash, uma solução de alta tecnologia que envolve as tubulações e elimina a possibilidade de infiltrações nesses pontos. Além de eliminar o uso de retalhos metálicos para vedar esses locais, essa solução garante uma aplicação muito mais fácil e ágil com a maior durabilidade do mercado.

Para atender totalmente às necessidades do mercado, existe o modelo de flange Standard, para as tubulações nas quais é possível deslizar a flange por cima. E, a Retrofit, para abraçar tubulações que tenham algum obstáculo no topo, onde não será possível deslizar a flange.

Enterçamentos também precisam de atenção

Neste artigo já falamos sobre a importância dos parafusos, da vedação e impermeabilização. Mas, você sabia que os pontos de contato das terças com as telhas também exigem cuidados para evitar problemas?

Quando a terça é de concreto, a grande dor de cabeça é o amassamento e as ranhuras que esse substrato pode causar a telha metálica durante a instalação. No caso das terças metálicas, a maior preocupação é a pilha galvânica resultante do contato entre dois tipos de metais com diferentes potenciais, como uma telha de alumínio com terça de aço, por exemplo. Em ambas as situações, a corrosão e o comprometimento de todo o telhado não demorarão a acontecer.

Para prevenir esse problema, a solução é utilizar a Fita Insutape, um produto aplicado entre a terça e a telha que evita o contato entre os dois substratos. Com modelos desenvolvidos tanto para terças de concreto, quanto de metal, essa é uma solução de fácil aplicação que garante uma vida útil muito maior para as telhas.

Tenha uma cobertura sem goteira! Invista em Hard

 Para ter uma cobertura sem goteira, só contando com a especialista. Há quase 40 anos, o Grupo Hard é referência em soluções para a construção metálica e pré-moldado, investindo constantemente em inovação e máxima qualidade para este segmento. Por isso, nossa equipe é composta por especialistas técnicos capacitados para entender o problema e oferecer a solução completa.

Com sede em Joinville/SC, a Hard conta com laboratório exclusivo para garantir a qualidade de suas soluções, além de um corpo técnico para dar o suporte necessário para o cliente evitar ou resolver os seus problemas. Não é a toa que fomos a primeira empresa no Brasil a conquistar a certificação FM Approved – que garante a alta qualidade dos fixadores comercializados pela Hard – e que todas as nossas linhas de produtos estão de acordo com normas nacionais e internacionais.

Quer contar com as soluções da especialista no seu projeto? Entre em contato agora mesmo.