Saiba como uma empresa, a partir de pequenas mudanças, teve um aumento na produtividade da instalação das placas e dos sistemas de mini usina de energia fotovoltaica, aumentando ainda mais a qualidade de seus serviços. 

Problema: 

A expansão do setor de energia solar no país tem impulsionado uma oportunidade de negócios muito rentável. Uma vez que os investimentos acumulados na área superaram R$ 5,2 bilhões, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Nesse cenário, para se destacar, uma empresa precisava agilizar seu processo de instalação das placas e dos sistemas de mini usina de energia fotovoltaicas. 

Solução: 

Para contribuirmos com esse objetivo, em um primeiro momento foi preciso mapear todas as aplicações onde poderia haver um aumento de produtividade, sem diminuir a qualidade dos serviços. Notou-se que em alguns processos a empresa poderia economizar tempo e dinheiro somente com a substituição ou o melhor uso dos produtos nas instalações. 

Uma mudança feita foi substituir o Parabolt pelo Hardbolt na fixação dos perfis estruturais na base de concreto, que serve como apoio no solo. Isso porque o chumbador mecânico que era utilizado antes é caracterizado por um processo de aplicação mais complexo, pois é composto por inúmeras peças (parafuso, arruela, jaqueta e um cone) e sua carga depende do quanto o parafuso é apertado pela porca durante a instalação. 

Já o Hardbolt é uma peça única com um desenho de rosca capaz de laminar o concreto na hora da aplicação. De instalação fácil e rápida, ele proporciona redução de 30% do tempo no processo de instalação, além de ser capaz de atingir cargas elevadas. Como a empresa garante o seu produto por 25 anos, foi especificado o uso do item com o revestimento Ecoseal, detentor da maior durabilidade da categoria. 

Outra mudança efetuada foi no processo de fixação. Antes a Solbras utilizava o fixador Durs 12-14×3/4 TCP 3 como broca e aplicava o Durs 1/4-14×7/8’ TCP 1 no mesmo furo para fixar. Depois de alguns testes, foi concluído que somente o uso do fixador Durs 1/4-14×7/8’ TCP 3 era suficiente para atender à necessidade. Além de economizar ao adquirir apenas um item, a empresa tornou mais eficiente o processo. 

O produto utilizado para isolar o perfil de alumínio com o perfil de aço também foi alterado, o que resultou em qualidade e economia. Isso porque antes era usada de maneira equivocada a Tacky-Tape no serviço, uma fita especialmente desenvolvida para vedação na sobreposição de telhas. Para atender às necessidades da empresa, foi indicado o uso da fita Insutape, que evita o contato entre materiais diferentes e isola os enterçamentos metálicos, para evitar pilha galvânica, e de concreto, para evitar ranhuras e o surgimento de corrosão. 

Conclusão: 

Em um mercado em ascensão, estar sempre um passo a frente dos concorrentes é essencial. Por isso, esta empresa confiou na Hard para ajudar a otimizar os seus processos. E não é que grandes resultados foram atingidos a partir de pequenas mudanças! 

No último ano, a empresa obteve um crescimento de 500% e se consolidou como líder no setor de energia fotovoltaica. Isso foi possível porque ela garantiu instalações mais eficientes ao utilizar os produtos mais recomendados para cada operação. Além de economizar e ganhar em qualidade. 

A Hard tem um mix de multissoluções para o mercado de energia fotovoltaica, tanto para o sistema de mini usina, quanto para carport e geração através da cobertura. Entre em contato conosco e confira agora mesmo!

*Estudo de caso realizado em 2020.