Como você já deve saber, o surgimento de trincas e fissuras está entre os inúmeros problemas que podem ocorrer em uma fachada. Uma de suas prováveis causas é a inexistência ou o mau dimensionamento das juntas de movimentação em relação a fatores como quantidade, geometria e a escolha dos produtos utilizados, gerando o deslocamento das cerâmicas e infiltrações nas fachadas.

Um pouco mais sobre fachadas:

A fachada é a primeira impressão que temos de algum empreendimento, seja ele comercial ou residencial. Portanto, trata-se do elemento que instiga a curiosidade sobre seu interior.

Porém, ela não tem apenas uma função estética. Seu principal é fazer a impermeabilização da alvenaria e a proteção da estrutura, de modo que a umidade não passe para dentro da edificação. Além disso, há a responsabilidade de garantir o conforto térmico.

Como surgem as trincas e fissuras:

As fissuras e trincas nas fachadas podem aparecer devido à exposição natural do revestimento da fachada às variações de temperatura. Às ações do clima como ventos, sol, frio, calor, além de chuvas, ventos e poluições provocam deterioração do material além das movimentações estruturais.

Por serem materiais diferentes, as movimentações que ocorrem em cada material não são iguais, sendo que cada material pode aumentar ou diminuir mais que o outro. Esta diferença de dilatação entre os materiais ocasionam as trincas e fissuras nas fachadas dos edifícios.

Estas trincas e fissuras podem, futuramente, ocasionar outros problemas como o descolamento e queda das placas cerâmicas. Com a presença das fissuras, que não deixam de ser pequenas aberturas, pode ocorrer a entrada de água e causar problemas de infiltração na estrutura da edificação.

Saiba como evitar trincas e fissuras na sua fachada

A junta de movimentação é responsável por aliviar as tensões geradas pelos esforços naturais do meio ambiente e direcionar as trincas. Paredes e pisos de grandes dimensões tendem a trincar devido à movimentação da edificação, uma vez que o concreto não acompanha esse deslocamento.

Ao fazer uma junta de movimentação, a trinca é direcionada para aquele local, uma vez que ali será uma região de menor espessura do concreto e, consequentemente, uma zona de maior fraqueza.

Para que tais itens cumpram adequadamente suas funções, é necessário que a selagem das juntas se mantenha íntegra ao longo de sua vida útil, absorvendo as deformações e vedando a passagem de água, sólidos ou ar para dentro da estrutura.

Além disso, é preciso proteger a edificação, garantindo conforto e salubridade aos ambientes internos.

Produtos Hard para juntas de movimentação de fachada:

Pensando na importância das juntas de movimentação das fachadas, a Hard que tem como missão elevar o padrão construtivo dos países em que atua, desenvolveu dois produtos específicos para essa aplicação. Vamos falar um pouco sobre eles a seguir:

Selante HARD MS 425 Fachada

Desenvolvido especialmente para ser aplicado em fachadas, possui aditivos Anti UV-B, atingiu 8.000 horas de resistência, o que equivale a uma vida útil estimada de 12 anos, conforme norma de desempenho NRB 15.575.

Com uma excelente resistência ao intemperismo e envelhecimento, essa solução também tem baixo módulo de elasticidade e capacidade de movimentação de ±50%. Ele é isento de solventes, também pode ser pintado e aplicado sobre superfícies úmidas.

Agora, você pode ter um selante de fachada que adere em concreto, bloco oco, pedra e tijolo maciço.

E melhor! Sem a necessidade do uso de primer em condições normais de limpeza.

Impermeabilizante Hard Defense Monofriso

Hard Defense Monofriso é um impermeabilizante a base de polímeros acrílicos, que já vem pronto para uso. Após sua cura forma uma membrana elástica e impermeável. Seu uso é indicado para frisos e requadros de janela e juntas de movimentação de fachada.

Em no máximo 10 minutos ocorre a cura do produto, podendo ser aplicado as demãos necessárias, em apenas uma descida do balancim.

Agora que você já sabe tudo como evitar infiltração na fachada, entre em contato conosco e faça seu orçamento.